A evolução há muito aguardada.

Voltar

Optamizar agora já é possível.

A opta evoluiu! Esta é a base para tudo o que vos vou escrever a seguir. O projecto que tinham conhecido anteriormente amadureceu, consolidou-se e está agora preparado para este novo ciclo. Tornamo-nos verdadeiramente num colectivo, com mais rostos e com muita diversidade e pluralismo à mistura. Oficialmente, passamos de um projecto empresarial para um associação sem fins lucrativos e com o céu como o limite. Porquê? Porque o poder do colectivo é infinito e a energia que dele resulta é igualmente inesgotável. A isto chamamos Optamizar! Que de uma forma sucinta, consiste em sermos uma opção para evoluirmos como indivíduos e como colectivo/comunidade/território. A lente ficará sempre ao vosso critério.

Para este processo de evolução, contamos uma vez mais com um poderoso suplemento: A Inspirina. Seguimos a prescrição do seu director criativo João Trigo e o resultado foi aquilo que verdadeiramente esperamos deste ciclo evolutivo. Cores impactantes, multiplicidade de formas e elementos gráficos, fluídez e por fim uma mensagem capaz de narrar a opção que importa contextualizar. Optamiza-te! É o mote para os próximos tempos. 

Este resultado galvaniza-nos e apesar de todo o processo ter demorado um pouco mais do que inicialmente previsto, estamos confiantes que a comunidade que nos segue e apoia, se irá rever e aderir ao novo formato.

Feita a apresentação pública da nova imagem da Opta, importa agora perceber com maior detalhe as novas competências e o modelo a implementar. O projecto assume-se como um colectivo catalisador de talento e difusor de conhecimento. Procuraremos desenvolver estratégias e iniciativas que nos permitam cativar talento e de forma colaborativa e activista coproduzir conhecimento com impacto nas comunidades locais. A base da associação assenta em 4 eixos principais, a saber:

  • Inovação, Economia e Desenvolvimento sustentável.
  • Ambiente.
  • Identidade Cultural.
  • Comunidades sustentáveis e Resiliência urbana.

Encontram mais detalhes acerca destes eixos através da nossa página em Áreas de Actuação. O modelo adoptado é idêntico a qualquer outra associação sem fins lucrativos. O projecto está aberto a todos os que pretendam ser associados ou apenas apoiar (repito, activamente) este projecto, seja através da nossa bolsa de voluntariado ou através de um donativo. 

Independentemente da opção de cada um face ao tipo de envolvimento com a Opta, o contributo mais importante é a ajuda na promoção e divulgação do projecto. A alteração comportamental que pretendemos promover enquanto colectivo e o assumir de uma nova forma de estar, melhor dizendo, OPTAMIZAR.

Até breve,

Hélder Teixeira

Voltar